Foto: Leobark/Comunicação/MPF

Fotografias dos indígenas Korubo produzidas em 2017 e doadas à Funai estavam sob a guarda do MPF desde 2021

“É motivo de orgulho para o Ministério Público Federal ter guardado essas fotos durante dois anos e agora temos a felicidade de devolver esse patrimônio de valor inestimável. É a arte que faz a história, que não deixa que a memória seja apagada em nenhuma circunstância ou tentativa de derrocada de nossa história”. A declaração é da subprocuradora-geral da Repúblia e integrante da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), Ana Borges Coêlho Santos, que participou, nesta segunda-feira (17), da cerimônia de devolução à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de 15 fotografias de autoria do fotógrafo Sebastião Salgado. Produzidas em 2017, as fotos dos indígenas Korubo, recém-saídos do isolamento, estavam sob a guarda do MPF desde janeiro de 2021. As imagens mostram o dia a dia da população, que vive no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas.

Durante a solenidade, a subprocuradora-geral ponderou que o momento é de celebração e, também, de lembrar sobre a necessidade de proteger a população indígena. “Precisamos trabalhar cada vez mais para avançar nessa pauta e garantir os direitos desses povos que, em razão de nossa história, se encontram em situação de vulnerabilidade. É necessário garantir a eles segurança, igualdade e dignidade”, ressaltou Ana Borges. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin participou do evento e também destacou a importância de defender e preservar as comunidades indígenas. “Essas imagens possuem inúmeros significados, mas o mais importante é a proteção que devemos a esses povos. A Constituição Federal exige isso. Mesmo que não houvesse leis nesse sentido, temos o dever, como humanidade, de protegê-los”, destacou. 

Patrimônio do Brasil – O autor das fotos, Sebastião Salgado, falou sobre a importância do acervo fotográfico. “Essas fotografias pertencem ao Brasil. O Bioma Amazônia ocupa quase metade do território nacional e abriga os povos indígenas, que representam a nossa pré-história”, ressaltou. O fotógrafo também apontou a relevância de, atualmente, a presidente da Funai ser uma mulher indígena. “Estamos vivendo um momento histórico. O movimento indígena brasileiro ganhou força, é coordenado e tem capacidade de ação”, salientou Sebastião Salgado. 

Ao falar sobre a devolução das fotos, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, agradeceu ao MPF e destacou que o retorno do acervo à instituição é ainda mais relevante e simbólico neste mês de abril, que é o período dedicado à causa indígena. “As atividades do Abril Indígena são muito importantes e nos fazem lembrar, principalmente, que ainda temos muito o que caminhar. As fotos que estão aqui hoje são de muito valor para os povos indígenas. Essa obra de arte representa a nossa história, a nossa vida, e nos faz lembrar que os povos indígenas não estão apenas no passado, estão no presente também. Estamos presentes”, registrou Joenia Wapichana.

Ao final da cerimônia, para oficializar a devolução do acervo, Ana Borges e Joenia Wapichana, juntamente com o fotógrafo Sebastião Salgado, descerraram uma das 15 fotos que compõem a exposição permanente disponível na Funai. A imagem mostra integrantes da população Korubo com adornos feitos a partir da palmeira murmuru e utilizados na cabeça, na cintura e nos braços em ocasiões festivas e rituais.

Abril Indígena – O evento para devolução do acervo à Funai – idealizado pela coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, subprocuradora-geral da República Eliana Torelly – faz parte da programação do Abril Indígena, campanha anual do MPF que busca dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, discutir os problemas que afetam essas populações e mobilizar a atuação em defesa dos povos originários. A iniciativa inclui eventos, debates, postagens nas redes sociais, série especial no programa de TV Interesse Público e um documentário sobre a atuação institucional em defesa dos povos Yanomami, em Roraima. Saiba mais aqui.

Veja mais fotos no Flickr do MPF.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

https://saj.mpf.mp.br/saj/

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf

Fonte: https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abril-indigena-mpf-restitui-a-funai-fotos-de-populacao-indigena-isolada-registrada-por-sebastiao-salgado

Thank you for your upload