Equipes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e dos outros seis órgãos envolvidos na investigação participaram das diligências da Operação Minamata, no garimpo do Lourenço, nesta quinta-feira (30). A finalidade foi constatar as condições a que estavam submetidos os trabalhadores do garimpo e o atual cenário de degradação ambiental. As informações colhidas no local e mais detalhes sobre a operação serão repassados à imprensa em coletiva agendada para esta sexta-feira (1º/12), às 14h, na sede da Polícia Federal em Macapá.

As investigações, ainda em curso, detectaram a ocorrência de crimes de redução a condição análoga à de escravo, crimes ambientais – como uso de mercúrio, de artefatos explosivos sem autorização, e poluição de rios –, usurpação de patrimônio da União, lavagem de capitais, crimes contra a Administração Pública, entre outros.

Ao longo do dia, as decisões da Justiça Federal de Oiapoque foram cumpridas no Amapá, em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro. Até o início da noite, dez dos 11 mandados de prisão preventiva e temporária já haviam sido cumpridos. As prisões, requeridas pelo MPF, foram executadas em Macapá e Calçoene, onde está localizado o Distrito do Lourenço. Os presos foram encaminhados para o Instituto de Administração Penitenciária. As pessoas conduzidas coercitivamente foram ouvidas e, em seguida, liberadas.

Em decorrência da operação, estão no Amapá servidores que integram o Departamento Nacional de Produção Mineral, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis e o Ministério do Trabalho e Emprego em outros Estados do país. Participaram das diligências, também, integrantes do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e da Polícia Rodoviária Federal.

Na coletiva, além do MPF, deverão estar presentes os representantes de cada um dos órgãos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf

Thank you for your upload