Objetivo é oferecer educação mais inclusiva, que respeite parâmetros sociais, etnográficos e culturais

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação a instituições públicas estaduais e do município de Paragominas (PA) para que adotem medidas que garantam a inclusão da disciplina língua materna e suas tradições na grade escolar de unidades educacionais que atendem as aldeias situadas no município.

De acordo com representante da Secretaria de Educação de Paragominas (PA), a língua materna não é trabalhada como matéria específica no currículo educacional das escolas municipais indígenas da região. Para o MPF, essa medida é necessária e contribuirá para que os estudantes de aldeias indígenas tenham uma educação diversificada e inclusiva, que respeite parâmetros sociais, etnográficos e culturais.

No documento, o MPF recomenda que a prefeitura e a Secretaria de Educação de Paragominas devem incluir, no prazo de 30 dias, a disciplina língua materna e suas tradições na grade escolar das unidades educacionais das aldeias do município. Para a realização da disciplina, também devem contratar professores ou aumentar a carga horária dos atuais profissionais, além de capacitá-los e de promover planejamento pedagógico.

Já ao governo do estado e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o documento demanda que atuem em conjunto com o município para prover recursos humanos, materiais e financeiros para implementar a disciplina. Eles devem ainda, se necessário, oferecer suporte para a formação inicial e continuada de professores e para o fornecimento sistemático de material didático, específico e diferenciado para as escolas locais.

O que são recomendações? – Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade.

O não acatamento infundado de uma recomendação ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente pode levar o Ministério Público a adotar medidas judiciais cabíveis.

Íntegra da recomendação

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

Para atendimento à imprensa: saj.mpf.mp.br

Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos

Para mais informações:

mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial

Fonte: https://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/mpf-recomenda-que-poder-publico-garanta-o-ensino-da-lingua-materna-em-escolas-indigenas-de-paragominas-pa

Thank you for your upload