O Ministério Público Federal, por meio do gabinete do procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, representante da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (povos indígenas e comunidades tradicionais) no Estado do Acre, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do cacique Kapi ijo (Fernando Katukina), de 56 anos, vitimado por uma parada cardíaca na data de ontem (01/02).

Desde a década de 1980 o cacique atuou na militância indígena, sendo, além de educador, representante de 10 aldeias do povo Katukina na região do Vale do Juruá, e há mais de uma década enfrentava ainda outra luta, contra várias enfermidades que debilitavam paulatinamente seu estado de saúde.

Por seu legado na luta pelos direitos de seu povo, o cacique foi escolhido pelas autoridades para simbolizar a necessidade da vacinação contra a Covid-19, tendo recebido a primeira dose do imunizante.

As autoridades de saúde são unânimes em afirmar que não existe ligação entre a morte do cacique e o fato de ter recebido vacina no dia 19 de janeiro.

Que as duas lutas de Kapi ijo, pela vida e pela garantia dos direitos de seu povo, continuem inspirando as novas gerações de índios e brancos por uma convivência respeitosa e fraterna.

Assessoria de Comunicação MPF/AC
(68) 3214-1430 / 99238-7258
@mpf_ac

 

 

Fonte: http://www.mpf.mp.br/ac/sala-de-imprensa/noticias-ac/nota-de-pesar-1

Thank you for your upload