O crime ocorreu no município de Charrua, no Rio Grande do Sul

O Ministério Público Federal (MPF) obteve no último dia 18, em sessão do Tribunal do Júri que contou com a atuação do procurador da República em Passo Fundo (RS) Fredi Éverton Wagner, a condenação de três indígenas pelo homicídio do também indígena Zacarias Lalau. Ele foi morto em setembro de 2017, por disparo de arma de fogo, no pátio do ginásio poliesportivo municipal de Charrua (RS).

O Conselho de Sentença acolheu os argumentos do MPF e os três réus foram condenados pelo homicídio, em concurso de agentes, afastada a qualificadora do motivo torpe (vingança e desejo de obtenção de vantagens patrimoniais). Os condenados, oriundos da Terra Indígena Ligeiro, efetuaram disparos contra um grupo de cem outros indígenas que se encontravam no pátio do ginásio municipal, impossibilitando a defesa da vítima e colocando em risco a vida de outras pessoas.

A sessão plenária do Júri teve início às 9 horas da manhã e foi encerrada após a meia-noite, tendo sido realizada no foro da Justiça Estadual em Passo Fundo/RS, em 18 de novembro.

Em razão da pandemia, com a necessidade de limitação do acesso de pessoas em plenária, houve a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Justiça Federal.

Nº da ação para consulta processual: 5000609-05.2017.404.7117

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7250 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

 

 

Fonte: http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/passo-fundo-rs-mpf-obtem-a-condenacao-de-tres-indigenas-pelo-assassinato-de-zacarias-lalau

Thank you for your upload