• As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem para fazer uma homenagem às comunidades indígenas severamente impactadas pela pandemia da COVID-19.
  • O artista Tito Ferrara irá criar um mural na Rua da Consolação, no centro da capital paulista, retratando a perda de anciãos também como uma perda de histórias e conhecimentos fundamentais para a cultura de suas comunidades.
  • Em 5 de novembro, o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena já tinha contabilizado quase 40 mil casos de COVID-19 entre os 161 povos indígenas do Brasil, com 870 mortes – entre essas, muitos idosos.

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem para fazer uma homenagem às comunidades indígenas severamente impactadas pela pandemia da COVID-19. O artista Tito Ferrara irá criar um mural na Rua da Consolação, no centro da capital paulista, retratando a perda de anciãos também como uma perda de histórias e conhecimentos fundamentais para a cultura de suas comunidades. Em 5 de novembro, o Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena já tinha contabilizado quase 40 mil casos de COVID-19 entre os 161 povos indígenas do Brasil, com 870 mortes – entre essas, muitos idosos.

A frase “O ancião é o nosso livro”, contida no mural, foi extraída de uma fala do jovem Kanynary Apurinã em uma live realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em julho desse ano “Eu, como artista, estou buscando traduzir em imagem as mensagens e lutas dos povos indígenas. O protagonista é a mensagem, que é extremamente importante”, explica Tito Ferrara.

Com tamanho aproximado de 3.75 m por  16 m, a obra ficará localizada na altura do número 1817 da Rua da Consolação e deverá ser finalizada até 14 de dezembro. A ação é parte da iniciativa Verificado, da ONU, que visa combater a desinformação sobre a COVID-19 por meio da disseminação de dados confiáveis e precisos sobre o vírus.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC RIO), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Sobre o Verificado – O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações comprovadas  e transmitidas pelas Nações Unidas. Com principal objetivo de disseminar informações precisas e confiáveis sobre o novo coronavírus, as mensagens são baseadas em três frentes:  Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactadas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Sobre a ViaQuatro – A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato Parceria Público-Privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Informações à imprensa

Purpose – Atômica Lab

Claudia Rodrigues – claudia.rodrigues@atomicalab.com.br – (21) 992212234 ou 21 3149 – 4149

Verificado – Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) – mann@un.org –  +1 631-953-6349

Via Quatro – LLYC – Anderson Sousa – asousa@llorenteycuenca.com – 11 3054 3319 / 11 96497 8921 e Maria Ligia Pagenotto – mpagenotto@llorenteycuenca.com – 11 3054 3328/ 11 96470 2884

CONTATOS PARA A IMPRENSA
Kimberly Mann
UNIC
Diretora no Brasil a.i.
Entidades da ONU envolvidas nesta atividade
UNDGC
United Nations Department of Global Communications

 

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/104449-onu-e-viaquatro-convidam-tito-ferrara-para-grafitar-mural-em-homenagem-comunidades-indigenas

Thank you for your upload