• A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou, nesta terça-feira (24), uma pesquisa online para a elaboração do Plano de Ação Global da Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032). Todos os interessados em participar devem enviar seus comentários até 11 de dezembro de 2020.
  • A pesquisa online – disponível em inglêsfrancês e espanhol – facilitará o processo consultivo mundial para a versão preliminar do Plano de Ação Global, bem como para definir um caminho para a década de ação para as línguas indígenas e seus usuários.
  • A IDIL 2022-2032 é também uma oportunidade única para a conscientização sobre a importância das línguas indígenas para o desenvolvimento sustentável, a construção da paz e a reconciliação das sociedades.
A pesquisa online foi elaborada por especialistas indígenas e representantes de diferentes regiões, e os membros do Comitê Diretivo para o acompanhamento do Ano Internacional das Línguas Indígenas de 2019.
A pesquisa online foi elaborada por especialistas indígenas e representantes de diferentes regiões, e os membros do Comitê Diretivo para o acompanhamento do Ano Internacional das Línguas Indígenas de 2019.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou, nesta terça-feira (24), uma pesquisa online para a elaboração do Plano de Ação Global da Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032), um dos principais resultados do Ano Internacional das Línguas Indígenas de 2019 (IYIL2019).

Todos os interessados em participar devem enviar seus comentários até 11 de dezembro de 2020.

A pesquisa online, disponível em inglêsfrancês e espanhol, facilitará o processo consultivo mundial para a versão preliminar do Plano de Ação Global, bem como para definir um caminho para a década de ação para as línguas indígenas e seus usuários.

A elaboração do Plano de Ação Global para a IDIL 2022-2032 é uma resposta imediata à implementação da Resolução (A/RES/74/135) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Um dos primeiros passos do processo preparatório para a organização da Década Internacional é a elaboração de um Plano de Ação Global para assegurar a cooperação internacional e uma ação conjunta e bem coordenada em todos os âmbitos.

A IDIL 2022-2032 é também uma oportunidade única para a conscientização sobre a importância das línguas indígenas para o desenvolvimento sustentável, a construção da paz e a reconciliação das sociedades, bem como para a mobilização das partes interessadas e de recursos em todo o mundo a fim de apoiar e promover as línguas indígenas em âmbito mundial.

A pesquisa online está estruturada nas seguintes seções:

  • Introdução
  • Abordagem estratégica
  • Marco de ação de orientação
  • Diretrizes de implementação
  • Monitoramento e avaliação
  • Sustentabilidade financeira
  • Consultas regionais

A pesquisa online foi elaborada com base na Declaração de Los Pinos [Chapoltepek] e nos insumos recebidos do Grupo Ad-hoc para a Elaboração do Plano de Ação Global para a Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032), que inclui especialistas indígenas e representantes de diferentes regiões, e os membros do Comitê Diretivo para o acompanhamento do IYIL 2019.

A UNESCO, como a agência líder das Nações Unidas para a IDIL 2022-2032, também facilitará a organização de outras reuniões consultivas regionais e temáticas no final de 2020 e ao longo de 2021, a fim de identificar considerações específicas que podem ser incluídas nos planos ao longo da década.

Depois das consultas, uma versão final do Plano de Ação Global será apresentada nas futuras sessões do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (2021 e 2022), assim como na reunião dos órgãos dirigentes da UNESCO, em 2021.

Faça parte do planejamento estratégico, compartilhando suas ideias para a elaboração do Plano de Ação Global para a IDIL 2022-2032!

Links úteis

Site do IYIL2019 

Redes sociais do IYIL2019 

 

 

Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/102679-participe-da-elaboracao-do-plano-de-acao-da-decada-internacional-das-linguas-indigenas

Thank you for your upload