Ação teve como objetivo intensificar os conhecimentos dos agentes e implementar estratégias que possibilitem o fortalecimento de sua atuação nas aldeias indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu promoveu, entre os dias 12 e 16 de março, na cidade de Canarana (MT), a I Oficina de Capacitação em Educação Permanente no Processo de Trabalho de Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan). Participaram da capacitação 76 agentes indígenas que vivem em aldeias de abrangência do Parque Indígena Xingu.

A ação teve como objetivo intensificar os conhecimentos dos agentes e implementar estratégias que possibilitem o fortalecimento de sua atuação, sobretudo na organização dos processos de trabalho nas aldeias. Ao operacionalizar ações de saneamento básico e ambiental, o Aisan também atua na prevenção e identificação precoce de agravos de saúde, evitando, assim, riscos à comunidade.

Entre as ações atribuídas ao Aisan, debatidas e alinhadas durante a oficina, está o levantamento dos cadastros sanitários das aldeias; a operacionalização do sistema de abastecimento de água, esgoto e resíduos sólidos de sua comunidade; a orientação da comunidade no uso e execução de melhorias sanitárias domiciliares; e a realização de ações de educação em saúde e ambiental.

DSEI Xingu
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu está localizado no município de Canarana e se estende por todo o Parque Nacional do Xingu, no estado de Mato Grosso. É responsável pela assistência de uma população de 7.213 indígenas, de 16 etnias, que vivem em 81 aldeias.

Por Felipe Nabuco, do Nucom Sesai
Atendimento à imprensa
(61) 3315-2861/3580

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/43078-dsei-xingu-mt-promove-oficina-de-educacao-permanente-para-agentes-indigenas-de-saneamento

Thank you for your upload