Visando ao fortalecimento do Controle Social, a capacitação se destina aos profissionais que atuam como secretários executivos de CONDISI nos 34 (trinta e quatro) Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em todo o Brasil. Na oportunidade, além da orientações e debates sobre as atribuições desses profissionais, também haverá a capacitação par que possam atuar como Ouvidores do SUS especializados em Saúde Indígena.

A capacitação teve início nesta segunda-feira, dia 02 de março. As outras etapas da capacitação, a serem ministradas também com a presença da Ouvidoria do SUS, ocorrerá nos dias 04 e 05 de março. Na pauta, além das atribuições aos Ouvidores, também serão abordados conteúdos sobre a importância do Controle Social; uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI); gestão e processos SESAI; qualidade no atendimento; procedimentos para apoio aos presidentes de CONDISI e comunidade; trâmite e acompanhamento de contratos, convênios e processos; emissão de passagens e diárias; fiscalização e controle.

Além das informações necessárias para a atuação como secretários executivos, os profissionais também terão abordagens sobre Ouvidoria do SUS e vão exercer, também, o papel de ouvidores da Saúde Indígena nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. “Essa capacitação é um passo importante para o fortalecimento do controle social. Ainda nesse semestre, além da capacitação dos secretários executivos, nós teremos a capacitação dos presidentes dos conselhos distritais e dos assessores regionais. O controle Social é a alma da Saúde Indígena”, explica Robson Santos da Silva, Secretário Especial de Saúde Indígena. O Secretário destacou ainda que a formação destes profissionais como ouvidores vai permitir ao Ministério da Saúde providenciar respostas adequadas, rápidas e eficazes às demandas das comunidades indígenas.

Para Agnaldo Terena, secretário executivo do DSEI Mato Grosso do Sul, “a capacitação é uma oportunidade de clarear as informações da Saúde Indígena e aumentar a transparência das ações”. Ele disse ainda que espera que haja novas capacitações, especialmente para os envolvidos com o controle social. “Isso beneficia a todos os indígenas e não só a minha comunidade” afirmou.

Mayalú Kayapó, do CONDISI do DSEI Kayapó, disse que a capacitação vai ajudar a comunidade a receber informações corretas sobre a assistência em saúde aos povos indígenas. “Além disso, as informações vão me ajudar na função de secretária executiva. Vou poder fazer melhor o meu trabalho” finalizou Mayalú.

As capacitações profissionais fazem parte da estratégia de gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Pessoas preparadas para exercerem seus cargos viabilizam mais transparência e participação ativa das comunidades atendidas, evitando-se assim as irregularidades e potencializando as ações.

Por Nucom SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

 

Fonte: https://www.saude.gov.br/noticias/sesai/46470-secretaria-especial-de-saude-indigena-sesai-capacita-secretarios-executivos-de-conselhos-distritais-de-saude-indigena-condisi

Thank you for your upload